Chá de Mate Verde (ou Erva Mate) – Descubra para quê serve e seus benefícios e malefícios – Ele realmente emagrece e previne contra o câncer?

Mate verde (Ilex paraguariensis) - Um patrimônio cultural
curiosidades sobre o mate verde ou erva mate

O consumo de chás é muito comum em praticamente todas as culturas ao redor do mundo. Na Inglaterra, por exemplo, o chá preto é a estrela do famoso “Chá das 5”; no Japão, a cerimônia do chá usando o matcha ou chá verde em pó é uma tradição milenar. No Brasil nós também temos o nosso chá tradicional, o mate verde (ou erva mate)– utilizado principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste para o preparo do Chimarrão e do Tereré. 

Mas, a pergunta que fica é:

  • Ele pode ser usado como uma aliado para o emagrecimento?
  • Ele realmente previne contra câncer?

Continue comigo e iremos conhecer tudo sobre essa erva tão apreciada.

Leia também:
Levimune: saiba tudo sobre esse mix de chás que promete emagrecer e aumentar sua imunidade
Chás para emagrecer funcionam de verdade?


O que é a Erva Mate?

o que é erva mate

O mate, conhecido cientificamente pelo nome de Ilex paraguariensis, é uma planta encontrada comumente por toda a América do Sul. Caracteriza-se por uma planta frondosa, que na natureza pode atingir até 25 metros de altura, com folhas verdes e ovais.

A palavra mate parece ser derivada da palavra “mati”, de origem quéchua (idioma falado pelos índios da região andina), que denomina o recipiente utilizado para se beber chimarrão, chamado de cuia no Brasil. Existem relatos que os índios guaranis (veja a lenda da erva-mate) já faziam uso da erva mate no período da chegada dos colonizadores portugueses e espanhóis, e sua exploração foi uma atividade muito lucrativa na época.

No Brasil e em países como o Uruguai e a Argentina o mate ainda verde é utilizado para o preparo do Chimarrão ou do Tereré. Já o mate torrado é utilizado para fazer a popular bebida servida gelada nas praias cariocas. 

Quais os nutrientes presentes no mate verde?

O chá de marte verde é muito estudado devido aos potenciais efeitos benéficos que ele pode ter na nossa saúde. Além de ser rico em cafeína, substância que possui ação estimulante, o mate verde também possui antioxidantes, vitaminas, minerais e outros nutrientes com ação anti-inflamatória, anti-microbiana, entre outros. Confira aqui os nutrientes encontrados no mate verde:

  • Compostos fenólicos: substâncias que possuem ação antioxidante, combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce e as doenças cardíacas.
  • Ácido clorogênico: atuam no metabolismo dos carboidratos e do colesterol.
  • Cafeína e teobromina: substâncias estimulantes, aumentam a disposição e aceleram o metabolismo.
  • Saponinas: efeito anti-inflamatório, antiviral, redutor do colesterol e de combate ao câncer
  • Manganês: mineral que auxilia a absorção do cálcio, no metabolismo das proteínas, regulação da glicose e cicatrização.
  • Vitaminas do complexo B: atuam no metabolismo dos carboidratos, gerando mais energia para o organismo.

Benefícios do consumo de mate verde para a saúde:

Visto que o mate verde possui diversas substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo, veja como sua saúde pode se beneficiar do consumo do chá de mate verde:

  • Redução do colesterol e prevenção de doenças cardíacas: as saponinas presentes nas folhas do mate verde auxiliam a “limpeza” das artérias e veias, reduzindo o colesterol e prevenindo doenças cardiovasculares, como o AVC. 
  • Emagrecimento: devido à sua ação estimulante no metabolismo, o consumo de chá de mate verde pode facilitar a perda de peso, pois além há a redução do apetite e aumento na sensação de saciedade.
  • Aumenta a disposição e a concentração: a ação estimulante da cafeína, aliada às vitaminas do complexo B aumentam a energia, a disposição e a concentração e melhoram o humor.
  • Prevenção de doenças: as substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes presentes no chá de mate verde podem auxiliar na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas e até mesmo alguns tipos de câncer.
  • Antibacteriano e antifúngico: previne o aparecimento de doenças causadas por bactérias e fungos.

Chá de mate verde emagrece?

Pesquisas demonstraram que o mate verde é eficaz na redução do apetite, o que pode ser benéfico nos casos em que o ganho de peso está associado à compulsão alimentar.  Outra ação da seria a de retardar o esvaziamento do estômago, ou seja, prolongar o processo de digestão, levando a uma maior saciedade, por mais tempo. Esse efeito é parecido com o efeito de medicamentos inibidores de apetite que atuam sobre o sistema nervoso central, porém sem causar dependência

O consumo de chá de mate verde pode ser um bom auxiliar nos processos emagrecimento já que é capaz de estimular o metabolismo, reduzir o apetite e aumentar a saciedade. Seus compostos bioativos com ação antioxidante reduzem o colesterol e previnem a formação de placas de gordura nas artérias, atuando na prevenção das doenças cardiovasculares associadas ao excesso de peso ou obesidade.

Como preparar e consumir o chá de mate verde

mate verde ou erva mate

Em uma panela ou chaleira, leve 1 litro de água filtrada ao fogo, até que se inicie o processo de fervura (você pode desligar o fogo assim que as primeiras bolhinhas aparecerem).

Retire do fogo e adicione 2 colheres de sopa do mate verde, misture e tampe, deixando em repouso por 10 minutos. Depois coe e consuma quente ou gelado. Preferencialmente, o chá de mate verde deve ser consumido em até 24 horas para que suas propriedades medicinais sejam aproveitadas pelo organismo.

Você pode acrescentar outros ingredientes para saborizar o chá, como rodelas de limão ou raspas de gengibre. O ideal é tomar de 3 a 5 xícaras de chá por dia, não excedendo a quantidade de 1,5 litros, frio ou quente.

Um detalhe: o chá mate que encontramos à venda no mercado na forma de xarope ou já pronto para beber em copinhos ou garrafas não tem as mesmas propriedades do chá de mate verde, além de conter um alto teor de açúcar, aromatizantes e conservantes. 

Efeitos colaterais da ingestão de chá de mate verde

Em geral, o chá de mate verde não possui efeitos colaterais indesejáveis na maior parte das pessoas saudáveis. Devido ao seu alto teor de cafeína, quando consumido em excesso pode causar sensação de ansiedade, insônia, irritabilidade, aumento da pressão e diarreia em pessoas sensíveis a ação da cafeína.

O chá de mate verde também deve ser consumido fora das grandes refeições (almoço e jantar), pois ele possui substâncias que podem afetar a absorção de ferro e cálcio pelo organismo. 

Contraindicações de consumo

O chá de mate verde não é indicado para pessoas que sofrem de hipertensão, já que seu efeito estimulante pode causar o aumento da pressão arterial. Gestantes e mulheres amamentando devem consumir com moderação e sempre avaliar com o seu médico ou nutricionista.

Pessoas com diabetes devem consumir com moderação, pois o chá de mate verde pode reduzir muito os níveis de glicose no sangue. Se você tem dificuldade para dormir, procure não consumir o chá após às 18h. Sempre procure orientação médica caso faça uso de algum medicamento ou tenha alguma condição que possa justificar a contraindicação do consumo.

Curiosidades sobre o mate verde

  • A cultura popular diz que o consumo do chá da Ilex paraguariensis é afrodisíaco.
  • A banda Engenheiros do Hawai lançou uma música com o nome de Ilex paraguariensis, exaltando essa planta que é considerada um símbolo dos estados da região sul do Brasil.
  • Na época da colonização, os jesuítas chegaram a proibir que os povos indígenas consumissem o chá de erva mate, porém voltaram atrás na decisão quando viram que o consumo da bebida os mantinha longe de bebidas alcoólicas.
  • O plantio e processamento da erva mate já foi alvo de disputa entre o Paraguai, a Argentina e o Brasil. 
  • No século XIX o comércio da erva mate era responsável por 85% dos ganhos da economia do estado do Paraná.

Conclusão: A Erva Mate, ou Mate Verde, é saudável, mas precisa moderação

curiosidades sobre o mate verde ou erva mate

Como você pode ver nesse artigo, o mate verde é um excelente aliado de nossa saúde física e mental, prevenindo AVC, reduzindo o apetite, estimulando a atenção.

Porém, não existe nenhuma comprovação de que essa erva pode combater ou prevenir câncer. Alguns estudos ligam, na verdade, possíveis casos de câncer associados à temperatura da água utilizada no chimarrão, mas não à erva em si.

E, sim, o consumo moderado e frequente do mate verde ajuda a combater o excesso de peso devido a seus bioativos e nutrientes. Mas, para sua segurança, se seu interesse é realmente emagrecer com saúde, uma consulta com um médico ou nutricionista deve sempre ser sua primeira opção.

Se ficou alguma dúvida, por favor utilize o espaço para comentários abaixo. E aproveite para compartilhar esse artigo com seus amigos e amigas que consumam essa erva, ou que estejam procurando uma solução para perder peso com saúde.

Bibliografia

Schmidt, Maria Auxiliadora in: Histórias do Cotidiano Paranaense 2º Ed. – Letraviva Editora, pag 48

FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986.

MARTELLI, A. Utilização da erva mate Ilex paraguariensis como inibidor da oxidação do LDL-Colesterol e prevenção da aterosclerose.  Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação – LATEC/UFRJ. Volume 4, Número 1 – Janeiro/Julho de 2014.

KUJAWSKA Monika. Yerba Mate (Ilex paraguariensis) Beverage: Nutraceutical Ingredient or Conveyor for the Intake of Medicinal Plants? Evidence from Paraguayan Folk Medicine. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine. 1-17, 2018

BURRIS Kellie; HARTE Federico et al. COMPOSITION AND BIOACTIVE PROPERTIES OF YERBA MATE (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.): A REVIEW. Chilean Journal of Agricultural Research . 72. 2; 268-274, 2012

Leia também:
Levimune: saiba tudo sobre esse mix de chás que promete emagrecer e aumentar sua imunidade
Chá de Hortelã – 3 formas de cultivar e preparar seu chá