Chá de Maçã Para Que Serve? Benefícios e Contraindicações

maçã

Maçã é uma das frutas mais nutritivas que a natureza nos forneceu. Descubra aqui porque o Chá de Maçã deveria fazer parte da sua rotina.

Vale lembrar que aqui no blog de Chá Eleve você encontrará uma série de artigos sobre diversas ervas e plantas comumente utilizadas para se fazer chás, tais como abacaxi, maracujá, hortelã, limão, cardamomo etc.

O fruto proibido, a maçã, conhecido assim de acordo com a história de Adão e Eva, na verdade não tem nada de pecaminoso, pois está longe disso no que diz respeito ao que pode fazer para a nossa saúde, se por um lado existe essa lenda sobre a fruta de sabor doce e casca vermelha, por outro existe um ditado popular de que uma maçã por dia te livra de precisar consultar um médico…

E esse ditado popular está coberto de razão, pois a fruta que fez Adão e Eva caírem em tentação, não é apenas o símbolo daquela famosa empresa de tecnologia, ou apenas a fruta responsável por Isaac Newton ter descoberto a lei da gravidade, pois a maçã tem vitaminas, minerais e fibras que podem, sim, nos afastar do médico por um bom tempo, desde que obviamente tenhamos outros hábitos que contribuam para isso.

É preciso sempre ter em mente que nenhum alimento isoladamente faz milagres, mas que dentro de um contexto de hábitos saudáveis pode aumentar as possibilidades de nos mantermos longe de doenças e a maçã é um destes alimentos.

Neste artigo você poderá entender melhor porque a maçã pode te afastar do médico, quais são os benefícios e o que os estudos científicos esclarecem a respeito de suas propriedades terapêuticas, por isso te convido a continuar a leitura!

De onde veio a maçã

tipos de maçã

A origem da maçã, cientificamente chamada de Pyrus Malus, é segundo historiadores, proveniente da região da Ásia Central, onde hoje é o Cazaquistão e já era cultivada desde o século 4 A.C., os seus habitantes portanto já consumiam a maçã.

Essa fruta que vem da macieira, pode ter algo entre 5.000 até 20.000 variedades, sendo que o cultivo acontece entre 3.000 a 4.000 variedades pelo mundo. A maçã era muito cultivada também na Europa e foram os colonizadores europeus que levaram  para a América do norte.

No Brasil, as primeiras mudas para serem aqui produzidas, chegaram na década de 1920 e foi na região de Minas Gerais onde começou a ser cultivada, mas a produção de maçã no Brasil aumentou e colocou o país como um grande produtor da fruta na metade da década de 1970, a partir de então foram desenvolvidas variedades da maçã como as chamadas Rainha, Brasil e Soberana e devido ao clima de inverno menos rigoroso em Campinas, o Instituto Agronômico tem capacidade de cultivar ainda as variedades Fuji, Golden e Gala.

Atualmente o sul do Brasil é um dos maiores produtores nacionais.

Para Que Serve a maçã

Não pensem que todo tipo de maçã será encontrada nas prateleiras do supermercado ou nas bancas das feiras livres, pois a fruta pode ter um destino diferente, a macieira pode produzir frutos que não terão as mesmas qualidades e estes serão classificados de acordo com a consistência, aparência, sabor, forma, etc.

Os frutos que apresentarem alguma característica que não seja adequada poderão ter um destino diferente, como a produção de vinagre ou sidra, por isso antes de chegarem em nossas casas, as maçãs passam por uma espécie de seleção.

A maçã pode ainda servir para a produção de geleias, sucos, chás, doces, álcool, etc.

As frutas que encontramos sendo comercializadas são aquelas que passaram por um controle de qualidade e foram escolhidas como as melhores para o consumo in natura.

Ao consumir a fruta in natura, a melhor maneira de aproveitar todos os seus nutrientes é consumindo com a casca, depois de bem lavada.

A maçã também pode fazer parte de receitas de bolos e tortas.

Maçã para Pele e Cabelos

A maçã também pode ser utilizada para a beleza e saúde da pele e cabelos, o vinagre de maçã pode ser utilizado como um tônico facial para limpeza da pele, pois ele consegue equilibrar o PH e tem ação adstringente.

Para os cabelos, o vinagre de maçã pode ajudar a controlar a queda, ele ajuda a cicatrizar e ajuda a restaurar cabelos fracos e ressecados pelo calor do secador, ou pela ação química de tinturas.

Propriedades da maçã

A maçã é fonte de várias vitaminas e minerais como, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais fósforo, ferro, magnésio, zinco, ferro, potássio e cromo.

Além destes nutrientes, a maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel encontrada na sua casca que ajuda a saciedade e ainda tem quercetina em sua polpa, um antioxidante da classe dos flavonoides.

Benefícios da maçã 

  • Diminui o risco de diabetes tipo II: a pectina, fibra presente na casca da maçã, controla a absorção da glicose, fazendo com que aconteça lentamente.
  • Preserva a saúde do cérebro: as vitaminas do complexo B, a vitamina C, os antioxidantes e o fósforo presentes na maçã, ajudam no funcionamento do sistema nervoso central, preservam a memória, protegem de doenças como o mal de Parkinson e Alzheimer e também de um A.V.C. (Acidente Vascular Cerebral).
  • Preserva a saúde da garganta e a voz: comer uma maçã ajuda a limpar a garganta porque essa fruta age como um adstringente.
  • Protege as artérias: a ação antioxidante melhora o fluxo sanguíneo, fazendo com que o sangue seja transportado com maior facilidade, evitando obstruir artérias e ajudando também a controlar a pressão arterial.
  • Previne as cáries: a maçã tem uma ação antigermes que elimina até 80% destes micro-organismos, por isso protege os dentes das cáries e essa fruta é recomendada pelos dentistas para crianças que comem muito doce.
  • Prevenção de câncer: os antioxidantes, a fibra e a vitamina C, são componentes que ajudam a evitar câncer de mama, de próstata e de cólon.
  • Evita doenças cardiovasculares: a presença de flavonoides protegem a saúde cardiovascular.
  • Ajuda na perda de peso: as fibras da maçã, principalmente a pectina que está na casca ajuda a sentir mais saciedade.
  • Fortalece o pulmão: os antioxidantes protegem o sistema respiratório e o pulmão.
  • Melhora estresse e ansiedade: as vitaminas do complexo B ajudam na produção do neurotransmissor serotonina, que é responsável pela nossa sensação de bem-estar e bom humor.
  • Cicatrização: a maçã tem compostos que auxiliam na cicatrização e estes ajudam a melhorar quadros de gastrite e outras doenças que atingem a mucosa do estômago.

O que a ciência diz 

Um estudo realizado na Medical University of Warsaw indicou a comprovação de que os antioxidantes da maçã, os flavonoides, têm capacidade para ajudar a evitar doenças cardiovasculares e melhorar os níveis de Ldl-colesterol e controlar a pressão arterial.

Diabetes

Após um estudo de revisão da Califórnia State University, o consumo diário de uma maçã, afasta as chances de desenvolver o diabetes tipo II em 28%.

Câncer

Foi publicado um estudo na Public Health Nutrition, onde pesquisadores da Universidade de Perúgia, (Itália), comprovaram que pessoas que consomem uma maçã diariamente correm menos riscos de desenvolverem câncer de mama, boca, intestino, estômago e pulmão.

Asma

Na Califórnia State University, um estudo realizado com mulheres comprovou que consumir 15% de uma maçã diariamente reduz o risco em 10% de desenvolver a asma.

Imunidade

Em outro estudo divulgado pela revista científica Molecules, comprovou-se que a maçã funciona como um imunomodulador, ou seja, melhora o sistema imunológico por causa da quercetina (antioxidante) que tem em sua casca.

Alzheimer

Na Universidade de Cornell, nos E.U.A, um estudo realizado nos neurônios de ratos, comprovou a potência dos antioxidantes para proteção da oxidação de células cerebrais, é a causa de doenças como o mal de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.

Portanto como podemos perceber após tantos estudos, a maçã é uma fruta que não podemos ignorar e ela deve estar inserida na rotina alimentar, pois seu consumo constante pode ajudar a evitar muitos problemas de saúde.

Porém é necessário salientar que de nada adianta comer uma maçã todos os dias se não houver também outros bons hábitos de alimentação.

Efeitos colaterais e contraindicações

O alerta vai para as sementes que não devem ser consumidas, por causa do cianeto presente nelas, que pode provocar bastante mal-estar.

O consumo da fruta não precisa ultrapassar a quantia de uma por dia. Existem casos raros em que a fruta pode provocar reações alérgicas em indivíduos que tenham sensibilidade a qualquer fruta da espécie Rosácea como o pêssego, ameixa, damasco ou que tenham alergia ao pólen.

Receitas de chás e sucos com maçã

chá de maçã

Chá de casca de maçã e canela

500 ml de água

Cascas de 3 maçãs 

Canela a gosto

Cravo a gosto

Açúcar a gosto

Preparo

Leve a água ao fogo para ferver e Ferva a água, adicione as cascas de maçã, canela e cravo. Desligue o fogo, coe e adoce.

Chá de maçã, maracujá e canela

Cascas de 2 maçãs
1 polpa de maracujá
2 paus de canela
1,5 de água
Açúcar ou mel a gosto

Preparo 

Leve ao fogo em uma panela a água, as cascas de maçã, o maracujá e a canela para ferver. Ao levantar fervura, deixe mais uns 10 minutos no fogo. Desligue, coe e adoce a gosto.

Chá calmante de maçã com camomila

Ingredientes

2 fatias de maçã com casca

2 colheres de chá de camomila(erva seca)

250 ml de água

Preparo

Leve uma panela ao fogo com a água, a maçã e a camomila e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, coe e beba.

Chá de maçã com hortelã

Ingredientes

1 punhado de folhas de hortelã

1 punhado de cascas de maçã

250 ml de água

Mel

 Preparo

Leve ao fogo em uma panela os ingredientes para ferver durante 5 minutos.

Desligue o fogo, coe e adoce.

Suco de maçã, limão e hortelã

Ingredientes

1 maçã

2 copos de água

Folhas de hortelã a gosto

Suco de 1 limão

Gelo a gosto

Açúcar a gosto

Preparo

No liquidificador coloque a maçãs e a água para bater. Coe e acrescente o suco de limão, a hortelã e o açúcar e bata novamente.

Coloque no copo, acrescente o gelo e beba.

Suco de maçã e abacaxi

Ingredientes

1/2 maçã com casca

1 fatia de abacaxi

200 ml de água

1 colher de sopa de açúcar

Gelo

Preparo

Leve os ingredientes ao liquidificador e bata. Coe, adicione gelo e beba em seguida.

Suchá de maçã e chá-verde

1 xícara de chá de chá-verde

1 maçã pequena com casca

1 pedaço pequeno de gengibre

1 colher de sobremesa de semente de chia

Preparo

Leve tudo ao liquidificador para bater, coloque gelo e beba em seguida.

Conclusão

colheita de maçã

A maçã é uma fruta com inúmeras variedades espalhadas pelo mundo e ela pode ser utilizada de muitas maneiras, tanto in natura como em geleias, doces, sucos, chás, vinagre e etc.

Suas propriedades medicinais são devido aos seus nutrientes como as vitaminas do complexo B, vitamina C, minerais como o zinco, cobre, potássio, fósforo, os antioxidantes da classe dos flavonoides como a quercetina e sua fibra solúvel pectina.

Estudos já comprovaram que o consumo de uma maçã diariamente pode diminuir riscos de doenças como diabetes tipo II, variados tipos de câncer, doenças neurodegenerativas, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e melhora no perfil lipídico(colesterol).

Fora estes estudos, sabemos que a pectina, a fibra da maçã ajuda a saciedade e também contribui para um bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e contribuindo para que a nossa microbiota intestinal se mantenha em equilíbrio, o que favorece a absorção dos nutrientes e também o nosso sistema imunológico.

Outro atributo da maçã é a sua capacidade de ajudar a melhora estados de ansiedade ou de estresse devido à presença das vitaminas do complexo B que contribuem para a produção da serotonina que é o neurotransmissor responsável pela nossa sensação de bem-estar.

Diante de todas estas evidências podemos perceber que é importante incluir essa fruta na nossa alimentação e consumi-la com moderação, mas é necessário também ter outros hábitos que contribuam para a saúde, pois nenhum alimento age isoladamente.

Bibliografia

1-Lapointe A, Couillard C, Lemieux S.J Nutr Biochem.Effects of dietary factors on oxidation of low-density lipoprotein particles.   2006 Oct;17(10):645-58. doi: 10.1016/j.jnutbio.2006.01.001. Epub 2006 Feb 3. 

2-Terao J, Kawai Y, Murota KVegetable flavonoids and cardiovascular disease.

Asia Pac J Clin Nutr. 2008;17 Suppl 1:291-3. 

3-Benavente-García O, Castillo J. Update on uses and properties of citrus flavonoids: new findings in anticancer, cardiovascular, and anti-inflammatory activity.