Chá de Limão Como Fazer, Benefícios e Para Que Serve?

Uma das frutas mais consumidas dos brasileiros também é uma das maiores aliadas contra a ansiedade e depressão. Saiba tudo aqui
limão

Limão – Uma fruta versátil e saudável para nossa saúde física e mental. Geralmente associado a dietas para emagrecimento, o chá de limão auxilia muito para aliviar os sintomas de Ansiedade, Estresse e Depressão.

É mais um dos ingredientes que você encontra na fórmula de Chá Eleve Dia, juntamente com outros como abacaxi, erva mate, sálvia, hortelã etc.

Quem nunca foi aconselhado pela mãe ou a avó a tomar um chá de limão quando estava com gripe, que atire a primeira casca, pois certamente os mais experientes na vida já conheciam os benefícios desta fruta para fortalecer o organismo quando somos atacados por resfriados e gripes.

A vitamina C presente no limão é a responsável por essa ação protetora, pois ela ajuda na produção de células de defesa, os nossos leucócitos, também chamados de glóbulos brancos e eles formam um exército de ataque a invasores que chegam na nossa corrente sanguínea como os vírus e as bactérias.

Portanto é necessário que todos os dias tenhamos uma boa dose dessa vitamina na nossa alimentação e o limão pode contribuir bastante e trazer vários benefícios, no entanto há algum tempo o limão tem sido lembrado apenas como um meio para emagrecer, pois acredita-se que a água com limão tem um “superpoder” de eliminar gordura, mas será mesmo?

É o que veremos neste artigo, pois discutiremos quais os reais benefícios desta fruta, como incluí-lo na alimentação diária, quais os efeitos do consumo em excesso e o que a ciência já descobriu sobre o limão, por isso continue lendo! 

Curiosidades sobre o limão

O limão é a fruta mais cítrica dentre todas as outras cítricas, tanto é que em latim, limão significa citrus, essa fruta, assim como a laranja, é originária da Ásia e vem de regiões do Himalaia e Índia.

Há controvérsias sobre como o limão chegou no continente europeu, pois existe uma versão de que foram os muçulmanos que levaram para lá quando ocuparam aquela região e existem também versões de que os romanos já utilizavam o limão como tratamento medicinal.

O que se sabe, com certeza, é que o limão chegou as Américas por intermédio dos espanhóis e portugueses já no século XVI.

Existem várias espécies de limão dentre elas estão o limão:

  • Liciliano,
  • Limão cravo,
  • Galego,
  • Tahiti, etc.

O Brasil é um importante produtor de limão especialmente da espécie Tahiti, atualmente ocupa o segundo lugar no mundo na produção dessa fruta.

Essa espécie de limão Thahiti é uma mistura híbrida entre a lima da Pérsia e o limão cravo, porém isso não diminui suas propriedades medicinais.

A maior diferença entre as várias espécies de limão é a cor, o tamanho, a textura da casca e o formato, no nosso país a maior produção acontece de dezembro a maio.

Propriedades do limão

óleo essencial de limão

Por ser a fruta mais cítrica, o limão tem uma quantidade de vitamina C que contempla 55% das nossas necessidades diárias.

A vitamina C é um antioxidante muito potente que melhora a nossa imunidade e ajuda a combater doenças como gripes, além dessa vitamina, o limão tem outros antioxidantes que são os flavonoides e compostos chamados limonoides, que têm sido alvo de estudos com descobertas interessantes para destruição de tumores, tem também minerais como o potássio, magnésio, fósforo, ferro, cálcio e também vitaminas do complexo B.

Outro componente importante é o limoneno, seu óleo essencial presente na casca, que é um solvente de gorduras, além disso o limão é rico em fibras, o que ajuda na saciedade.

Diante de tantas propriedades, a água com limão pode ganhar um outro significado e ser consumida com um propósito de ajudar a saúde, além do emagrecimento, pois ainda não há nenhum estudo realizado em humanos que possa comprovar que o limão ajude realmente na perda de peso.

Benefícios do limão 

  • Antibactericida e antifúngico e anti-inflamatório: o limoneno é o responsável por esta propriedade de atacar bactérias e fungos e combater resfriados, candidíase e outras infecções, assim como exerce efeito que evita inflamações.
  • Aumenta a produção de colágeno: a vitamina C aumenta a produção do colágeno que é responsável por manter a elasticidade da pele, evita a flacidez, jovialidade da pele e ajuda também na cicatrização.
  • Prevenção do envelhecimento precoce: a vitamina C que é antioxidante evita o envelhecimento das células e sinais de envelhecimento.
  • Melhora a absorção do ferro não heme: a vitamina C ajuda a absorver o ferro não heme, presente nos vegetais, sem essa vitamina o ferro de alimentos como o feijão não é absorvido.
  • Protege o estômago contra bactérias: o limoneno exerce efeito contra a bactéria H.pylori, que causa danos ao estômago, podendo até a levar ao câncer.
  • Favorece o trânsito intestinal: as fibras presentes no limão ajudam na passagem das fezes, prevenindo a prisão de ventre.
  • Controle da pressão arterial: os flavonoides ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, tornando o fluxo mais facilitado, permitindo que o sangue circule melhor ajuda a diminuir a pressão arterial.
  • Previne cálculos renais: o limão tem ação diurética, portanto facilita a eliminação de urina e assim previne a formação de cálculos renais.
  • Ajuda na perda de peso: a ação das fibras que facilitam o trânsito intestinal e ajudam a sentir mais saciedade, o efeito diurético e a propriedade do limoneno de ser um solvente de gordura, podem ser ações conjuntas que poderiam ajudar no emagrecimento.
  • Ajuda e eliminar toxinas: o efeito chamado detox que é atribuído ao limão é devido ao fato dessa fruta ser rica em antioxidantes, vitamina C e ter efeito diurético, porém é importante ressaltar que o fígado e os rins é que fazem o trabalho de desintoxicar o nosso organismo, o limão tem nutrientes que ajudam nesse processo e sendo um diurético facilita que as toxinas sejam eliminadas na urina, mas antes disso, essas toxinas foram metabolizadas no fígado e serão eliminadas pelos rins.
  • Previne alguns tumores: a vitamina C, os flavonoides e limonoides têm capacidade de evitar inflamações e a formação de tumores, pois inibem a ação dos radicais livres, sustâncias que causam danos celulares, os antioxidantes presentes no limão propiciam a morte programada das células e evitam que células malignas se alastrem.
  • Melhora a digestão: devido a acidez, o limão ajuda na produção da saliva que aumenta a produção das enzimas digestivas.
  • Melhora o humor e a ansiedade: o limão melhora o trânsito intestinal, fazendo com que haja mais equilíbrio para produção da serotonina, um neurotransmissor que tem 95% de sua produção no intestino e 5% no cérebro. Este neurotransmissor é responsável pela nossa sensação de bem-estar, além disso o limão tem os minerais magnésio, potássio e cálcio que são importantes para relaxar o sistema nervoso.

Efeitos colaterais

O limão pode causar alguns efeitos indesejados em alguns indivíduos, por isso é importante não consumi-lo exageradamente, algumas pessoas podem sentir:

  • Dor de estômago e refluxo: por ser uma fruta ácida pode causar irritação nas paredes do estômago e também causar flacidez no esfincter gastro esofágico e causar refluxo, aumentando a produção de ácido clorídrico, por essa razão, pessoas com gastrite devem evitar consumi-lo, ou consumir em quantidades bem pequenas.
  • Pedra nos rins e na vesícula: a casca do limão é rica em oxalato, uma substância que se transforma em cristais e evita que o cálcio seja absorvido, assim este cálcio fica sólido e forma sáculos ou pedras na vesícula e nos rins.
  • Dor de cabeça e enxaqueca: alguns estudos realizados indicaram que o limão pode causar dor de cabeça e enxaqueca devido à presença do aminoácido tiramina, este aminoácido tem o efeito de levar para o cérebro mais sangue repentinamente, podendo resultar em enxaqueca.

A verdade sobre a água com limão

Ao contrário do que se pensa, de nada adianta tomar a água com limão e achar que vai conseguir se livrar de quilos a mais ou se prevenir de ter um câncer, pois para isso é necessário adotar outros hábitos, como ter uma alimentação balanceada e rica em alimentos como outras frutas, legumes, verduras, não ser sedentário e ter uma boa ingestão hídrica, por exemplo.

A água com limão não ajuda a emagrecer, pois não há nenhum estudo científico que comprove tal feito, na verdade isso virou um mito e uma moda entre as celebridades e blogueiras fitness.

Consumir o limão é benéfico porque tem antioxidantes que são necessários para a nossa saúde, mas para afirmar que tem poder emagrecedor é preciso estudos em humanos que possam comprovar esse benefício e até o momento há estudos para este propósito com camundongos.

O que a ciência diz

Foi publicado na revista Americana Diabetes Association, um estudo que foi realizado em camundongos no qual suas refeições foram enriquecidas com polifenóis provenientes do limão e percebeu-se uma diminuição das taxas de colesterol e triglicérides e também menor resistência a insulina e a glicose apresentou níveis normais.

Este conjunto de fatores foi então reconhecido como uma prova de que poderia aumentar a capacidade da perda de peso, nos dois grupos de camundongos só um recebeu o flavonoide (polifenol) e este grupo que recebeu, mesmo sem restrição calórica, não apresentou obesidade.

Em Israel um estudo in vitro (em tubo de ensaio) concluiu que o limoneno, o óleo essencial do limão, tem eficácia como antimicrobiana e também age como anti-inflamatório.

Em outro estudo publicado pelo Journal of Oleo Science, foi concluído que o limoneno inibe inflamações crônicas, os autores sugerem que o limoneno tem capacidade de um agente anti-inflamatório.

É importante ressaltar que para ter os benefícios do limão ou de qualquer outro alimento, é preciso que seu consumo seja constante, pois os compostos são absorvidos em pequenas quantidades, por isso é importante a variação na alimentação, para que seja possível contemplar todos os nutrientes necessários.

No caso do limão é interessante salientar que além da casca e da polpa, as folhas também podem ser aproveitadas, pois elas também têm benefícios.

Receitas com limão

chá de limão

Chá de gengibre, canela e limão

Ingredientes

 3 limões cortados com a casca

 2 paus de canela

1 pedaço de gengibre 

1 litro de água

Hortelã a gosto

Preparo

Leve uma panela ao fogo com a água e espere levantar fervura, coloque o limão, gengibre e canela e deixe ferver por mais 15 minutos. Desligue o fogo e deixe ficar morno, coe e adicione a hortelã, será pronto para beber.

Chá de limão com mel

2 limões

1 xícara de água fervente

3 colheres de mel

Preparo

Leve a água para ferver e deixe fervendo por 1 minuto. Em uma xícara esprema o limão e coloque o mel, despeje a água e beba.

Chá verde com limão e hortelã

Ingredientes

3 colheres de chá de folhas de chá-verde

2 limões

1 ramo de hortelã

1 litro de água

2 colheres de sopa de açúcar demerara

Gelo

Preparo

Separe 200 ml de água e leve para ferver, ao ferver coloque as folhas de chá-verde, deixe uns 2 minutos, desligue o fogo.

Em uma jarra coloque o restante da água, esprema os limões e acrescente o chá-verde, adicione a hortelã, o açúcar e o gelo e beba.

Suco de limão com hortelã

Ingredientes

1 limão siciliano
300ml de água
6 pedras de gelo tamanho pequeno
4 colheres de sopa de açúcar
2 raminhos de hortelã fresco 

Preparo

Corte o limão em pedaços compridos, tirando a parte branca e os caroços para não amargar, leve para o liquidificador com a água e a hortelã e bata na posição pulsar, segurando o botão por uns 5 segundos. Coe o suco, lave o liquidificador e volte o suco, coloque o açúcar e o gelo e bata novamente.

Suco de limão, couve e maracujá

Ingredientes

Polpa de 1 maracujá

1 folha de couve

Suco de 3 limões

Gelo

250 ml de água

Açúcar ou mel para adoçar

Preparo

Bata tudo no liquidificador e beba.

Conclusão o Chá de Limão pode não emagrecer, mas melhora a imunidade como poucos

limão thaiti

O limão tem propriedades devido aos seus compostos como:

  • a vitamina C,
  • flavonoides,
  • limonoides
  • e seu óleo essencial limoneno

Que são ricos em antioxidantes, substâncias responsáveis por nos proteger contra agentes que oxidam as células causando doenças.

Os benefícios do limão são diversos, pois seus compostos ativos têm ação anti-inflamatória, antimicrobiana, anticancerígeno, melhora a digestão e ajuda também a combater ansiedade e melhora o humor.

O limão também tem sido apontado como um provável agente para ajudar no emagrecimento devido ao limoneno que é um solvente de gordura, suas fibras que ajudam no trânsito intestinal e ajudam na saciedade e por sua capacidade antioxidante de ajudar a eliminar toxinas do organismo.

Alguns estudos já realizados com o limoneno e com os flavonoides do limão indicaram que há uma atividade anti-inflamatória e também uma melhora em níveis de colesterol e triglicérides, quando há um consumo frequente destes nutrientes.

É importante ressaltar que podem acontecer alguns efeitos indesejados se o consumo for excessivo, pois a acidez do limão pode resultar em problemas como refluxo gastro esofágico e úlceras pépticas, por isso é preciso moderação.

Também é importante salientar que a água com limão não é um emagrecedor, esse foi um mito criado pela mídia, pois não há comprovação científica deste benefício do limão.

Elimine a Ansiedade: Chá Eleve possui todos os nutrientes para fazer seu organismo combater a ansiedade de dentro para fora. Veja veja como.

Bibliografia

 Raphael, T. J.; Kuttan, G.; J. Experimet. Clin. Cancer Research 200222, 419.     

NIJVELDT, J. R. Flavonoids: a review of probable mechanisms of action and potential applications. Am. J. Clin. Nutr. v. 74, p. 418-425, 2001.