Benefícios do Chá de Cravo da Índia – Tem efeitos colaterais ou contra indicações? (não é só de sobremesas que ele vive)

cravo a índia

O Cravo da Índia não serve só para ser colocado em sobremesas, muito pelo contrário, ele tem muitos usos benéficos para a nossa saúde, e um deles é o chá de Cravo da Índia.

Você vai entender a fundo porque esse ingrediente faz parte da fórmula de nosso Chá Eleve no combate à ansiedade, insônia, depressão e estresse.

Continue lendo e descubra um benefício do Cravo da Índia que sua avó NUNCA te contou (acho que é porque as avós não falam “desses” assuntos ☺️).

Apresentamos: O Cravo da índia

O cheiro do cravo da índia é uma lembrança que muitas pessoas podem trazer dos doces caseiros que sempre levam essa iguaria e deixa aquele aroma inconfundível pela casa, mas o cravo da índia não é apenas um cheirinho bom de infância, pois ele tem propriedades medicinais que muitos desconhecem.

Os benefícios associados ao cravo da índia estão relacionados ao seu óleo natural que tem ação antisseptica e analgésica, é rico em flavonóides que são antioxidantes que protegem nossas células, além de servir também para combater enjôos e ainda poder aliviar o estresse e a ansiedade.

Se estes benefícios ainda não são suficientes para convencer que o cravo da índia é uma especiaria que merece atenção, quem sabe um outro argumento que é alvo de muito interesse popular talvez possa convencer, pois o cravo da índia é também um potencializador do apetite sexual

Como podemos perceber, o cravo da índia tem realmente mil e uma utilidades e neste artigo vamos mostrar quais são elas, o que a ciência já concluiu e também como utilizar melhor esta iguaria…

Gostou? Então boa leitura…

História do cravo da índia

O cravo da índia de nome científico Caryophyllus aromaticus L. vem do craveiro, uma árvore que chega até 15 metros de altura, originária da Ásia, mas que depois chegou até a África e no Brasil foi trazido pelos portugueses, sua flor é um botão aromático de cor rosa-púrpura, mas quando fica seco adquire a cor preta e ganha um sabor picante.

É no botão e no caule onde está inserido o princípio ativo do cravo, o Eugenol, um óleo essencial que tem propriedades medicinais e age como antibacteriano e antisseptico .

Propriedades do cravo da índia

O cravo da índia é fonte de vitamina:

  • A,
  • C e
  • E (antioxidantes).

e também dos minerais:

  • fósforo,
  • potássio e
  • ferro,
  • e é rico em betacaroteno, um antioxidante muito importante que combate os radicais livres que  oxidam as células e as envelhecem precocemente.

Benefícios do Cravo da Índia

Sendo assim, o cravo da índia fortalece a imunidade, combate a degeneração das células da oculares, ajuda o sistema digestivo a ter um bom funcionamento e fortalece os cabelos, unha e protege a nossa pele.

Como os nutrientes do cravo da índia são antioxidantes, algumas doenças cardiovasculares e tumores podem ser prevenidos devido a essa ação de defesa.

Um benefício que sua avó nunca te contou (porque nossas avós não falam dessas coisas)

Outra propriedade pouco conhecida é que o cravo da índia é um estimulante sexual, pois ele age aumentando a temperatura, a energia e também o fluxo sanguíneo nos órgão sexuais.

Para que serve mastigar cravo?

Muitas pessoas têm o costume de mastigar cravos da índia para ficar com o hálito mais puro, pois ele é um antisseptico natural e combate as bactérias da boca, ajudando também a aliviar inflamações da garganta e aliviar dores desta região porque tem também efeito analgésico e antiinflamatório.

Ou seja, cravo da Índia é um super aliado para proteger dentes e a saúde bucal.

Problemas de digestão podem ser amenizados, assim como ajuda a controlar casos de diarreia  porque age em enzimas do aparelho gastrointestinal, sendo indicado também para aliviar gases, nestes casos consumir o chá é uma boa opção.

Usar o óleo de cravo na pele ajuda a cicatrização de lesões além de que o uso do óleo aromático ajuda também a tirar a tensão dos músculos e proporciona alívio no cansaço físico, melhora a sensação de bem estar e a disposição.

O cravo da índia também tem fibras, por isso pode ser usado para constipação intestinal e seus compostos também agem para controle da glicose sanguínea.

Esse é o motivo para o Cravo da Índia estar na fórmula de Chá Eleve

O eugenol, óleo essencial que tem a maioria dos nutrientes descritos, é o grande responsável pelas ações benéficas do cravo da índia em nosso organismo, no sistema nervoso central por exemplo ele ajuda a combater:

  • a insônia,
  • o estresse,
  • a ansiedade e
  • a depressão.

Como o cravo é utilizado pela indústria

Além do cravo ser comercializado para ser usado na culinaria, seus óleos são estão presentes na indústria de cosméticos e perfumes e também para a fabricação de óleos essenciais para serem usados na aromaterapia.

Como usar o cravo da índia

Esta especiaria é bem versátil e pode ser utilizada em doces caseiros, pães, para aromatizar carnes, ou ainda para chás e até em sucos e drinks.

Chá de cravo da índia

chá de cravo da índia

 Chá de cravo com canela

Ingredientes

1 punhado de cravos da índia

3 pedaços de canela em pau

1 litro de água.

Preparo:

Adicione os ingredientes em uma panela com a água, leve ao fogo até levantar fervura.  Desligue o fogo, tampe e espere 5 minutos, coe e tome na temperatura que achar mais agradável.

 Chá de cravo com gengibre

Ingredientes

3 colheres de sopa de gengibre ralado

1 litro de água

1 colher de sopa de cravos da índia.

 Preparo:

Coloque a água em uma panela, junto com o gengibre para ferver. Assim que ferver coloque o cravo e deixe por 2 minutos. Desligue o fogo,  tampe e espere 5 minutos, destampe, coe e se quiser espere esfriar.

Chá de cravo da índia com abacaxi e hortelã

Ingredientes

Casca de um abacaxi

5 cravos

folhas de hortelã;

1,5 litro de água.

Preparo:

Coloque os ingredientes na panela a água e deixe  5 minutos. Desligue o fogo coe e sirva-se .

Masala chai de leite, pimenta-do-reino, cravo e canela

Os Masala chais são os chás típicos da Índia e são bebidas temperadas com muitas especiarias e  não pode faltar é o cravo e a canela.

Ingredientes

1 xícara de leite

1 ½ xícara de água

2 grãos de pimenta-do-reino amassados

2 paus de canela

2 cravos da índia

1 sachê de chá preto

Açúcar mascavo a gosto

 Leve em uma panela  o leite, a água, a pimenta, a canela, o cravo ao fogo  médio e misture os ingredientes até ferver. Desligue  o fogo, coloque o sachê de chá preto  e deixe em infusão por 3 minutos, coe o e adoce.

2. Masala chai de leite, gengibre, cravo e canela

Ingredientes

½ xícara de leite

1 xícara de água

1 pau de canela

2 cravos da índia

1 colher de sopa de gengibre ralado

1 sachê de chá verde

Açúcar demerara a gosto

Leve em uma panela a água, o leite, o gengibre, a canela e o cravo e leve para ferver em fogo médio , misture de vez em quando. Depois que ferver, desligue o fogo, coloque o sachê de chá preto e deixe em infusão por 3 minutos. Adoce e beba.

 Masala chai com mel, canela, cravo, pimenta-do-reino e cardamomo

Ingredientes

1 xícara de leite

1 xícara de água

2 paus  de canela

2 cravos da índia

1 colher de sopa de mel 

 1 semente de cardamomo amassado

1 grão de pimenta-do-reino amassada

1 sachê de chá preto 

Leve ao fogo médio em uma panela a pimenta, o cardamomo a água, o leite, a canela e o cravo para ferver, coloque mel, o sachê de chá preto, deixe em infusão por 3 minutos e coe, se quiser pode colocar mais mel.

 Masala chai com chá verde

Ingredientes

1 xícara de leite

1 ½ de água

 2 paus de canela

 2 cravos-da-índia

 1 colher de sopa de gengibre

1 sachê de chá verde 

Mel a gosto

Preparo

Leve ao fogo médio para ferver o leite, a água, a canela, o cravo e o gengibre em uma leiteira e deixe ferver no fogo médio. Desligue o fogo, coe e adoce.

Quem não deve consumir o cravo – Contra indicações

Mulheres grávidas devem evitar porque o cravo pode provocar contrações uterinas. Pessoas com alergia ao seu composto ativo não devem usar na pele produtos que contenham cravo, como é o caso dos óleos essenciais e produtos cosméticos e de higiene.

Estas pessoas mais sensiveis também precisam tomar cuidado com o consumo do cravo da índia em preparos culinários, pois pode deixar a mucosa digestiva irritada, também deve ser evitado o consumo do cravo em casos de gastrites e úlceras gástricas.

O eugenol dificulta a coagulação sanguínea, por isso pessoas que passarão por alguma cirurgia não deverão consumir desde 15 dias antes do procedimento.

Produtos derivados do cravo que são comercializados

Devido as qualidades do eugenol, há um grande interesse na produção de produtos que o utilizam como ingrediente principal em:

  • óleos aromáticos essenciais,
  • óleo de cravo para uso culinário,
  • gel aromático de cravo para massagem,
  • e existem também cápsulas de extrato de cravo.

O que a ciência diz sobre os benefícios do Cravo da Índia

Foram realizados estudos para testar a ação antimicrobiana e antioxidante do óleo do cravo da índia e foi concluído que a concentração maior é do seu composto ativo, o eugenol, sendo assim, é este composto o maior responsável pelas qualidades do cravo da índia.

Neste estudo foi indicado também que o eugenol é um potente inibidor da ação de alguns microorganismos, principalmente aqueles que causam problemas na boca, no trato digestivo e de pele como micoses.

Para infecções do trato respiratório sugeriu-se que novos estudos sejam realizados.

Existe também um estudo que avaliou o efeito dos compostos do cravo da índia para o fígado de pacientes hepáticos e foi concluído que teve uma melhora nestes pacientes, observou-se também que os níveis da glicose sanguínea ficaram estabilizados.

Outros estudos analisaram o poder atioxidante do eugenol sobre a oxidação das células e indicou que este composto tem a capacidade de inibir enzimas que contribuem para o estresse oxidativo, apontando que o eugenol é um potente antioxidante que pode auxiliar no tratamento de doenças que causam inflamações.

Conclusão: Inclua o Cravo da Índia no seu dia a dia para ter mais Saúde

óleo essencial de cravo da índia

Se essa não é a primeira vez que você lê um artigo nosso já sabe do resumão que colocamos na conclusão!

O cravo da índia é uma especiaria que de origem asiática e que chegou ao Brasil com os portugueses,

É muito utilizado em pratos tanto doces como salgados e devido aos seus óleos aromáticos, é comercializado também na indústria de cosméticos, perfumes e de aromaterapia.

Uma das propriedades medicinais  mais conhecidas é o seu poder antisseptico servindo para combater bactérias da mucosa da boca que causam mau hálito e dor de garganta, no entanto existem inúmeros benefícios que essa especiaria pode proporcionar à saúde devido o seu composto ativo, o eugenol que é um de seus óleos aromáticos.

O cravo tem nutrientes como a vitamina A, Ce E e minerais como o fósforo e o potássio, estas vitaminas são antioxiidantes, assim como os flavonoides que estão presentes no eugenol e esta composição faz do cravo da índia uma especiaria com características interessantes para servir como um coadjuvante para melhora da qualidade da saúde.

Os benefícios do eugenol para a saúde estão relacionados a suas ações antiinflamatórias, antimicrobiana, ação analgésica e até como estimulante sexual, este último acontece porque o cravo dá energia e aumenta o fluxo sanguíneo.

O princípio ativo presente no cravo também age no sistema nervoso central, onde tem ação no combate a insônia, estresse e ansiedade, podendo ser um aliado para aliviar estes problemas, porém é preciso ressaltar que só o uso do cravo da índia pode não ser o suficiente para tratar estes ou qualquer outro tipo de problema.

Por isso, em nossa fórmula, ele está associado a outras ervas e plantas, como hortelã, abacaxi, mate verde, sálvia, entre outros que garantem a máxima absorção de seus nutrientes. Conheça o Chá Eleve.

Os produtos naturais podem ajudar, mas é preciso também ter um estilo de vida que possa contribuir para a melhora de qualquer tipo de doença.

Apesar de todos os benefícios do cravo, algumas pessoas devem ter cuidado com o consumo, pois mesmo sendo natural, pode não ser adequado para todo mundo porque organismo de cada um reage de maneira diferente e muitas vezes o que faz bem para um, não irá fazer para o outro.

Bibliografia

Abdullah BH, Hatem SF, Juma A. A comparative study of the Antibacterial Activity of clove and Rosemary Essential Oils on Multidrug Resistant Bacteria. UK J. Pharm. & Biosc. [Internet]. 2015 [acesso em 2019 fev 6] 3(1); 19.

Ács K, Balázs VL, Kocsis B, Bencsik T, Böszörményi A, Horváth G. Antibacterial activity evaluation of selected essential oils in liquid and vapor phase on respiratory tract pathogens. BMC Complementary and Alternative Medicine [Internet]. 2018 [acesso em 2019 fev 6] 18:227. Disponível em: https://bmccomplementalternmed.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12906-018-2291-9

ABD EL MOTTELEB, D. M.; SELIM, S. A. & MOHAMED, A. M. Differential effects of eugenol against hepatic inflammation and overall damage induced by ischemia/re-perfusion injury. Journal of immunotoxicology, v. 11, n. 3, p. 238- 245, 2014.