Chá de Canela Como Fazer e Sintomas Depois de Tomar – Em Pó ou em Sachê Descubra Porque a Canela Precisa Fazer Parte da Sua Vida

canela

Mais um ingrediente que você vai encontrar na fórmula de Chá Eleve é a canela, também conhecida por canela-da-china.

Este artigo vai falar tudo o que você precisa saber sobre a canela:

  • Ela realmente aumenta a pressão arterial?
  • Ela induz a menstruação?
  • É abortiva?

Continue lendo esse artigo e descubra as respostas para todas as suas dúvidas sobre a canela e o chá de canela.

Para conhecer outros ingredientes de Chá Eleve, como sálvia, abacaxi, hortelã, limão entre outros, e saber tudo sobre como tratar a ansiedade e a insônia de um jeito natural, basta navegar pelo nosso blog.

Canela-da-China (Cinnamomum cassia)

O cheiro da canela agrada a maioria das pessoas e nos faz lembrar de doces caseiros ou mesmo um chá com esta especiaria.

A canela dá um sabor adocicado e ao mesmo tempo picante e tem sido alvo de estudos, pois  pode trazer alguns benefícios para a saúde, porém há alguns anos a canela vem sendo utilizada com a finalidade de emagrecimento, apesar de ter outras propriedades devido aos seus nutrientes.

Existem espécies diferentes de canela, as mais conhecidas são a canela-da-Índia( também chamada de canela-do-Ceilão ou do Sri Lanka ou da Indonésia ou verdadeira) e a canela-da-China( ou falsa canela ou Cassia ou canela-chinesa) dentre outras menos famosas.

Neste artigo discutiremos os benefícios que esta especiaria pode trazer para a saúde, se todas as espécies são iguais e se existe algum efeito colateral no uso da canela.

Continue a leitura e descubra como consumir a canela e como tirar o melhor proveito dela! 

História da canela

canela em pau

A canela ( cinnamomum zeylanjcum) tem sua origem no antigo Ceilão, hoje Sri Lanka, que fica na região da Índia.

Esta especiaria já era muito utilizada pelos romanos, hebreus e gregos desde 2.500 a.C, esses povos colocavam a canela no vinho para dar um aroma mais agradável à bebida.

A medicina chinesa e também a ayurvédica já utilizam a canela há séculos.

A canela viajou e chegou até a Europa onde tinha um grande valor comercial, por se tratar de uma das especiarias que as pessoas mais utilizavam, sendo assim os portugueses foram durante muito tempo os grandes negociantes da canela e mais tarde com o surgimento da Companhia das Índias Orientais.

Esse poder passou para os comerciantes holandeses, depois de uma disputa em que os holandeses venceram e os portugueses tiveram que sair do Ceilão no ano de 1656.

Porém os ingleses também chegaram ao Ceilão após muitos anos e expulsaram os holandeses e se tornaram os grandes comerciantes de canela. 

Aqui no Brasil, foram os jesuítas que a trouxeram e desde então é cultivada em nosso solo.

Diferenças entre a canela-da-Índia e canela-da-China

Em primeiro lugar é importante salientar que as duas espécies pertencem à família do louro que são chamadas Lauraceae.

São retiradas as cascas dos troncos  deste tipo de árvores na estação das chuvas por ter nessa época maior quantidade de seiva.

Depois a casca passa por uma secagem e de forma manual  será enrolada dando origem a canela em pau.

Devido a sua origem características, a canela-da-Índia é chamada de canela verdadeira.

  • Canela-da-China( cassia): vem de uma árvore de tronco mais acinzentado e folhas avermelhadas,dá origem a ramas mais grossas, mais duras, só pode ser moída pela indústria, seu sabor é mais amargo e seu aroma é menos intenso e sua cor é mais escura.
  • Canela-da-Índia ou do Ceilão: sua casca é mais fina e maleável, dando origem a uma rama mais flexível e que se esfarela com mais facilidade, seu aroma lembra um pouco o cravo, seu sabor é mais doce, é facilmente moída com moedor caseiro e tem cor mais clara.

As diferenças entre essas canelas estão relacionadas a Cumarina, um composto que está presente em uma quantidade quase insignificante na canela-da-Índia.

Outra diferença está no valor, a canela-da-Índia custa mais caro porque tem um processo mais artesanal, por esta razão é mais difícil de ser encontrada. 

Outros tipos de canela

Apesar de existir muitas variedades de canela, somente quatro tipos são considerados de valor comercial e são eles:

  • Canela-do-Ceilão( Índia) 
  • Canelas cassia ( China ou chinesa)
  • Canela-Saigon( canela- vietnamita,
  • Canela Korintje( conhecida como canela-da-Indonésia).

Vale destacar que exceto a canela-do-Ceilão(Índia),  os outros tipos apresentam as mesmas características, sabor mais amargo, rama mais grosseira e dura e aroma menos intenso, pois todas têm maior quantidade de cumarina.

A canela-de-Saigon ficou mais popular recentemente e apesar de ter maior quantidade de cumarina do que a canela-da-Índia, seu aroma é mais forte e o sabor um pouco mais adocicado.

Seu preço é mais acessível do que a canela-da-Índia.

Propriedades da canela

Qualquer tipo de canela terá os mesmos nutrientes, porém a concentração dos mesmos pode variar entre a canela-da-Índia e os outros tipos.

Antes de falar sobre os benefícios da canela, é preciso alertar sobre a cumarina que está em quantidade mais abundante na canela-da-Índia e pode trazer riscos ao fígado quando consumida em excesso, o que seria uma quantidade maior que uma colher de chá por dia, sendo então mais aconselhável consumir a canela-da-Índia ou consumir outras canelas com moderação.

A canela tem uma boa quantidade de cromo, mineral que atua no controle da glicose, tem também cálcio e vitaminas do complexo B.

Ela tem um tipo específico de um polifenol específico( MHCP)  que tem a capacidade de melhorar a captação de insulina nas células, além de ter antioxidantes, substâncias que defendem nossas células e nos protegem de doenças degenerativas, câncer e combate infecções e processos inflamatórios.

Benefícios da canela para a saúde

A canela é rica em cinamaldeído,o óleo essencial que é rico em antioxidantes.

  • Controle da glicose
  • Controle do colesterol
  • Controle do triglicérides
  • Combate gripes e resfriado
  • Ajuda na digestão, alivia os gases intestinais
  • É antifúngica
  • É afrodisíaca
  • Tem efeito termogênico( aumenta a queima de gorduras)
  • Tem efeito relaxante, ajuda a combater o estresse, cansaço e ansiedade.

O que diz a ciência

A presença do cinamaldeído é responsável pela busca de evidências dos benefícios que a canela possa exercer sobre a saúde e alguns estudos já foram realizados para elucidar algumas questões.

Estudos realizados relacionados ao efeito da canela sobre o controle da glicemia e colesterol, demonstraram que grupos de pessoas com glicemia alta, LDL ( colesterol ruim) colesterol alto e HDL ( colesterol bom) colesterol baixo, tiveram melhora significativa nestes níveis, pois tiveram diminuição da glicemia de jejum e no resultado  do exame de hemoglobina glicada (exame que detecta diabetes), assim como  nas taxas de LDL colesterol (ruim) e aumento do HDL (colesterol bom).

Existem pesquisas que também evidenciaram benefícios da canela para a perda de gordura, resultado da sua ação termogênica que acelera o metabolismo e acelera a queima de gorduras.

Outros estudos demonstraram que a canela também tem efeito para atenuar cólicas menstruais e intensidade do fluxo menstrual.

Canela para ansiedade

O óleo essencial da canela o cinamaldeído proporciona um efeito relaxante, por isso a canela pode ser utilizada até mesmo como um relaxante muscular.

O aroma presente neste óleo essencial da canela é responsável pela sensação de relaxamento e por esta razão, a canela pode ajudar a aliviar a ansiedade, por isso tomar um chá com canela ou usar o óleo essencial como aromatizador podem ser medidas eficazes após um dia estressante.

Contraindicações

  • Algumas pessoas podem ficar com as mucosas gastrointestinais irritadas.
  • Pelo seu efeito termogênico, os batimentos cardíacos podem acelerar.
  • Mulheres grávidas podem ter contrações uterinas.
  • Não deve ser consumida por quem faz uso de anticoagulantes ou antes de cirurgias.
  • Para diabéticos que tomam medicamentos para glicemia devem ter cautela, pois se consumir a canela, pode acontecer uma queda brusca da glicose.
  • O óleo essencial de canela pode provocar irritações se usado sobre a pele.

Lembrando que a canela-da-China deve ser consumida sempre com moderação.

Como usar a canela

Esta especiaria pode ser usada em várias preparações culinárias como doces e também como tempero em receitas salgadas, além de  chás, sucos, vitaminas e até drinks.

A indústria de aromaterapia comercializa seu óleo essencial e é possível também encontrar cremes, sabonetes e outros cosméticos com canela, também existem cápsulas de canela que são vendidas em lojas de produtos naturais ou pela internet.

Vale ressaltar que a diferença entre o pau de canela e a canela em pó está apenas na maior concentração de aroma e sabor da versão em pau, nutricionalmente não existem diferenças significativas.

A recomendação é que a quantidade seja de no máximo 1 colher de chá de canela em pó por dia, caso não seja a canela-da-ìndia devido a presença da cumarina.

Receitas com canela

chá de canela

Chá de Canela

Ingredientes

1 pau de canela

1 xícara de água 

Preparo

Em uma panela colocar a canela com água para ferver.

Deixar levantar fervura e esperar uns 3 minutos e desligar o fogo.

Tirar o pau de canela e beber.

Chá de maçã com canela

Ingredientes

2 colheres de sopa de açúcar

Meia maçã pequena cortada em cubos pequenos

3 canelas em pau pequenas

2 xícaras de chá de água quente

Preparo

Em uma panela leve o açúcar para derreter até ficar no ponto de caramelo claro.

Adicione a maçã, a canela e a água, mas não mexa. Abaixe o fogo e deixe ferver por uns 3 minutos para que o açúcar derreta.

Chá de gengibre com canela

Ingredientes

1 xícara (chá) de água

1 pedaço pequeno de raiz de gengibre

1 pedaço de canela em pau

 Casca de um limão

Preparo

Leve uma panela ao fogo com água, o gengibre e a canela, deixe ferver por 5 minutos.

 Coe o chá e adicione a casca de limão.

Chá de camomila, cravo e canela para dormir bem

Ingredientes

1 pau de canela(pequeno)

5 cravos

1 colher de sobremesa de chá de camomila

1 xícara de água fervente

Preparo

Coloque a água para ferver em uma panela.Após ferver adicione a camomila, a canela e o cravo, deixe por uns 2 minutos, desligue  o fogo tampe, espere 5 minutos, coe e beba.

Tomar a noite.

Suco de laranja com canela e gengibre

Ingredientes

1 copo de suco de laranja

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de guaraná em pó

1  pedaço de gengibre fresco

 1 colher de sopa de mel

Gelo a gosto

 Preparo

 Bater tudo no liquidificador e tomar, não precisa coar.

Suco de maracujá com canela e manjericão para ansiedade

Ingredientes

1 colher de chá rasa de canela em pó

Polpa de um maracujá 

1 litro  de água mineral

2 ramos  de manjericão fresco

Açúcar a gosto

Preparo

Colocar tudo no liquidificador e bater. Coar e tomar.

Vitamina de banana, maçã e canela

Ingredientes

1  banana cortada 

1 colher de chá de canela em pó

1 colher rasa de sopa cacau

1 colher de sopa de aveia em flocos

1 copo de leite 

1 colher de sopa de açúcar demerara ou mel

Preparo

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Conclusão

óleo essencial de canela

Existem vários tipos de canela, porém as mais conhecidas são a canela-da-Índia e a canela-da-China, as duas são originárias de árvores da família do louro, porém a canela-da-Índia é da região do Ceilão, atual Sri Lanka, vem de uma espécie que seu tronco é mais maleável, portanto uma de suas características é que sua casca é mais flexível, sua cor é mais clara, seu sabor mais adocicado e seu aroma lembra o cravo e é mais intenso e por tudo isso é chamada de canela verdadeira.

Já a canela-da-China tem sua origem na Indonésia e sua árvore tem uma cor mais cinza, sua casca é mais dura e suas ramas mais grossas, sabor mais amargo,cor mais escura, aroma menos intenso, sendo conhecida como falsa canela.

Mas a diferença mais significativa entre as duas variedades está na quantidade da cumarina, um composto ativo que na canela-da-Índia está em muito pouca quantidade e na outra está em uma alta concentração.

A cumarina pode ter um efeito indesejado no fígado, portanto o consumo de qualquer outra variedade de canela diferente da canela-da-Índia deve ser moderado.

Apesar da  maior concentração de cumarina em alguns tipos de canela, todas as variedades têm um bom valor nutricional e o seu óleo essencial cinamaldeído está presente em todos os tipos, ele é o maior responsável por muitos dos benefícios que a canela pode proporcionar à saúde.

Estudos puderam comprovar que a canela tem ação positiva para o controle da glicemia e do colesterol, além de haver evidências de que o efeito termogênico da canela ajuda na queima de gordura. A canela também tem um efeito relaxante e pode ser utilizada para ajudar a aliviar a ansiedade e estresse.

Apesar dos benefícios existem alguns efeitos colaterais que precisam ser levados em consideração como a irritação gastrointestinal, contrações uterinas em mulheres grávidas, dentre outros.

Como qualquer outro alimento que é utilizado também para melhorar a saúde, a canela não pode ser vista como a solução, porque nenhum alimento isoladamente tem poder para curar nenhum problema de saúde.

Bibliografia

 CRAWFORD, P. Effectiveness of cinnamon for lowering hemoglobin A1C in patients with type 2 diabetes: a randomized, controlled trial. J Am Board Fam Med., v. 22, n 5, p. 507-512, 2009.

MANG, B et al. Effects of a cinnamon extract on plasma glucose, HbA, and serum lipid in diabetes mellitus type 2. Eur J Clin Invest, v. 36, n 5, p. 340-344, 2006

QIN, B.; POLANSKY M. M.; ANDERSON, R. A. Cinnamon extract regulates plasma levels of adiposederived factors and expression of multiple genes related to carbohydrate metabolism and lipogenesis in adipose tissue of fruose-fed rats. Horm Metab Res. v. 42, n 3, p. 197-193, 2010.