Chá de Abacaxi Para Que Serve? Veja Aqui Todos os Benefícios e Contra Indicações. Funciona Contra Ansiedade?

Além de delicioso, o chá de abacaxi pode ser seu principal aliado para combater a ansiedade e melhorar sua imunidade
abacaxi

O abacaxi é um dos principais ingredientes da fórmula do Chá Eleve Dia para combater os sintomas da ansiedade e melhorar a energia e concentração, e ele não foi escolhido à toa.

Nesse artigo vamos falar sobre como o Chá de Abacaxi funciona para ansiedade, e porque você deveria começar a consumir essa fruta de todas as maneiras possíveis.

Mas, antes vamos entender um pouco o que é a ansiedade e como ela atinge nosso organismo.

O que é Ansiedade e como podemos prevenir

A ansiedade é um sentimento que atinge a todos, o ambiente em que estamos inseridos, as tarefas diárias, algo fora do nosso normal que acontece e pronto, chega aquela sensação de aperto no coração, boca seca, músculos que se contraem, vontade de correr sem saber para onde e um sentimento de medo por não saber o que vai acontecer.

Estes sentimentos estão relacionados diretamente com a química do nosso cérebro que em situações que ele julga de perigo nos prepara para fugir ou para lutar, descarregando uma alta dose de adrenalina que nos prepara para estas ações.

Para dar um alívio nestas sensações podemos contar com a alimentação que nos proporciona alguns nutrientes importantes que ajudam a produzir um neurotransmissor que nos dá sensação de bem-estar, que é a serotonina, se não fosse por ela, estaríamos sempre em estado de estresse e até depressão, por isso é importante prestar atenção nos alimentos que ajudam a aumentar a serotonina.

Um dos alimentos que está na lista daqueles que ajudam a produzir serotonina é o abacaxi e este artigo ajudará a esclarecer seus benefícios para prevenir a ansiedade e seus outros inúmeros benefícios para a saúde em geral, assim como listaremos outros alimentos  também  ajudam a produzir serotonina e alimentos que aumentam o nosso estado de alerta e podem provocar mais ansiedade.

Se você quer entender melhor tudo isso, continue lendo! 

o que é ansiedade

Veja também: Chá Eleve possui todos os nutrientes para fazer seu organismo combater a ansiedade de dentro para fora. Veja mais aqui.

Como a alimentação equilibrada ajuda a diminuir a ansiedade

Alguns alimentos são ricos em nutrientes muito importantes que atuam auxiliando a síntese de algumas substâncias que agem no sistema nervoso para o nosso equilíbrio emocional, a serotonina  está nesta categoria de substâncias.

Para a produção da serotonina precisamos de uma alimentação rica em alguns minerais, vitaminas e aminoácidos.

Principais nutrientes para combater a Ansiedade

O magnésio, as vitaminas do complexo B, vitamina C e triptofano (aminoácido) são os nutrientes que estão envolvidos para uma boa produção da serotonina.

A serotonina é também um hormônio porque regula funções como:

  • o apetite,
  • o sono,
  • o humor,
  • ritmo dos batimentos cardíacos,

E age também na nossa sensibilidade e intelecto. Portanto é importante manter um bom nível de produção diariamente.

Açúcar: um dos grandes vilões da Ansiedade

Além de consumir alimentos que ajudem a produzir serotonina, é aconselhável evitar grande quantidade de açúcar, porque causa um descontrole da flora bacteriana intestinal aumentando a produção de bactérias que dificultam a síntese de serotonina no cérebro.

Alimentos que ajudam a produzir serotonina

  • Frutas com vitamina C: Abacaxi, laranja, acerola, limão, mexerica, etc. A vitamina C diminui a produção de cortisol que é o hormônio do estresse.
  • Sálvia: Apesar de muito conhecida como tempero, a sálvia é rica em óleos essenciais, antioxidantes, vitamina C, fibras e ácido fólico.
  • Maçã: esta fruta é fonte de vitaminas do complexo B, cromo, zinco e magnésio, nutrientes que ajudam a produção de serotonina.
  • Carnes( branca e vermelha), ovos, leite e derivados: nestes alimentos há boa quantidade de triptofano e taurina que juntamente e vitaminas do complexo B, sendo boas fontes para a síntese de serotonina.
  • Banana: fruta rica em triptofano e vitamina B6, nutrientes que ajudam a formar serotonina.
  • Folhas verde-escuras : espinafre, rúcula, couve manteiga, etc. São ricos em ácido fólico, outra vitamina do complexo B, portanto auxilia na produção da serotonina, além de ajudar a eliminar resíduos que são produzidos pelo estresse.
  • Mel: é um dos alimentos mais completos da natureza, portanto é fonte de vários nutrientes que ajudam a aumentar a síntese de serotonina.
  • Grãos integrais: são ricos em vitaminas do complexo B, têm também boa quantidade de magnésio, diminuem a absorção do açúcar, favorecendo a produção de serotonina e o alívio do estresse.
  • Chocolate meio amargo (70% cacau) : é fonte de flavonoides, antioxidantes que auxiliam na síntese de serotonina.

Alimentos que aumentam a ansiedade

Assim como existem alimentos que nos ajudam, também há os que nos atrapalham e prejudicam. Vamos mostrar alguns deles aqui para você. Porém, não precisa condená-los ou eliminá-los todos de vez da sua dieta.

Até porque, alimentos como café e chá preto também possuem outros benefícios. Apenas recomendamos que você diminua o uso e não os misture. Com excessão de refrigerantes, nesse caso a nossa recomendação é que você realmente os elimine de suas refeições, pois essas bebidas não possuem nenhum benefício para a saúde.

Já as bebidas alcoólicas sugerimos que as deixe somente para eventos especiais ou comemorações.

Confira a lista abaixo com os alimentos que agravam os sintomas de ansiedade:

  • Café,
  • chá preto,
  • bebidas alcoólicas,
  • energéticos e
  • refrigerantes a base de cola.

Abacaxi : uma fruta com inúmeros benefícios

benefícios do chá de abacaxi

O abacaxi, cuja o nome científico é Ananas comosus pertence a família de plantas denominada Bromelíaceas e é uma fruta cultivada em países tropicais, principalmente na América Latina, tendo sua possível origem no Paraguai.

Foram os povos indígenas que espalharam a plantação do abacaxi nas Américas, naquela época além de se alimentarem da fruta, o abacaxi era também utilizado para a produção de bebidas alcoólocas como vinho e licor, além de usarem outras partes para a produção de remédios naturais.

Consta nos registros históricos que esta fruta foi ofertada à Cristóvão Colombo quando este chegou à Ilha de Guadalupe, os nativos da ilha a ofereceram como uma prova de hospitalidade tanto a ele como para os outros que o acompanhavam nas invasões.

Primeiramente o abacaxi foi considerado semelhante aos frutos que nascem em pinheiros europeus, sendo chamado de piña e é desta maneira que é conhecido em países que falam o idioma espanhol, mesmo aqui na América do Sul.

Porém o nome científico do abacaxi Ananás é derivado do tupi guarani, Nana, cuja o significado  é abacaxizeiro e anana significa fruto.

Alguns dos benefícios do Abacaxi

Dentre outros benefícios para a saúde o consumo do abacaxi:

  • melhora a digestão,
  • melhora a imunidade,
  • previne gripes,
  • previne o envelhecimento das células,
  • previne problemas cardíacos,
  • reduz as dores da artrite,
  • combate a ansiedade,
  • entre outros.

É uma fruta muito lembrada quando se quer emagrecer, pois é rica em água e tem efeito diurético, diminuindo inchaços.

Como o abacaxi ajuda a combater a ansiedade

O abacaxi tem vários nutrientes que estão relacionados a produção da serotonina, o hormônio que nos dá a sensação de bem-estar, além de ser rico em vitamina C que diminui a concentração de cortisol, o hormônio que nos causa estresse.

Esta fruta além de ser rica em:

  • vitamina C,
  • vitaminas A,
  • B1,
  • B2,
  • B5,
  • B6,
  • B9,
  • além de potássio e
  • magnésio,

Portanto ele é repleto de nutrientes que favorecem a produção de serotonina e por isso está associado a melhora da ansiedade, alívio do estresse, dentre outros benefícios para o corpo.

Sendo assim, podemos entender que esta fruta pode ser uma aliada ao combate a ansiedade, principalmente se usarmos sua casca que é onde existe mais concentração da vitamia C.

Porém nem todos são informados de mais este benefício do abacaxi, pois esta fruta é mais relacionada a perda de peso por conta de dar bastante saciedade e causar efeito diurético.

Como consumir o abacaxi para extrair o máximo de benefícios

O abacaxi pode ser utilizado de várias maneiras, além da fruta in natura, podem ser feitos sucos, doces, geleias, compotas e chás. 

Chá de casca abacaxi para ansiedade

chá de abacaxi

A casca do abacaxi consegue preservar mais os nutrientes, pois tem uma concentração de 38% a mais de vitamina C do que o resto da fruta, segundo dados do Ministério da Saúde, como vimos anteriormente, esta é uma vitamina importante no controle do cortisol( hormônio do estresse).

Para conferir mais sabor podemos incluir outros ingredientes que podem também potencializar a ação da casca do abacaxi.

 Receita de chá de casca de abacaxi 

1 litro de água;

Cascas de  abacaxi

1 pau de canela;

 folhas de hortelã a gosto

 Preparo

 Colocar a água para ferver em  uma panela sem tampar, após levantar fervura, colocar as cascas de abacaxi, e logo em seguida a canela e por último a hortelã.

Tampar a panela e deixar descansar por uns 10 minutos, coar e deixar ficar morno ou frio, se preferir.

Tomar 3 xícaras por dia.

Efeitos colaterais

Não há efeitos colaterais, porém o abacaxi é muito ácido e pessoas com problemas estomacais devem evitá-lo.

Caso não seja possível consumir o abacaxi, existem outras opções para melhorar a ansiedade.

Receitas alternativas para ansiedade com ou sem abacaxi

Aqui no site oficial do Chá Eleve estamos trazendo diversos artigos completos sobre todos os ingredientes que fazem parte da nossa fórmula. Dessa forma nós respeitamos você e te damos poder de decisão.

Isso porque acreditamos que você tem o direito de saber o que está consumindo. Por isso já temos artigos sobre a hortelã e mate verde para que você possa conhecer todos os benefícios e contra indicações de cada um.

Além disso, acreditamos que nenhum alimento é soberano, ou seja, uma dieta diversificada trará muito mais resultado para sua saúde, por isso estamos trazendo essa sessão de receitas alternativas para sua saúde. Com Chá Eleve você possui mais escolhas!

Suco de maçã e mamão

Ingredientes

1 mamão papaia em pedaços sem a casca

1 maçã vermelha com casca e sem caroço

Água

 Preparo

Após cortar o mamão e tirar as sementes da maçã,  coloque no liquidificador junto com a água.

Coe e tome de 2 a 3 horas antes de dormir.

 Suco de banana e morango 

Ingredientes

1 banana

250 gramas de morangos

1 pera.

1 copo de água filtrada

 Preparo

Adicione os ingredientes no liquidificador com a água e bata por 2 minutos.

Tome todos os dias antes pela manhã.

 Suchá de pera, abacaxi e camomila

Ingredientes

1 pera madura

2 fatias de abacaxi

mel a gosto

1 xícara de chá de camomila gelado

 Preparo

Adicione os ingredientes os ingredientes no liquidificador e bata por 2 ou 3 minutos.

Tome em seguida.

 Suco de  maracujá e abacaxi

Ingredientes

Polpa de 1 maracujá inteiro;

1 litro de água filtrada;

1 rodela de abacaxi;

Raspas da casca de 1 laranja

Açúcar (opcinal)

 Preparo

Coloque para bater no liquidificador o maracujá, o abacaxi, a água e o açúcar. Em seguida coe e sirva com raspas de laranja.

Suchá de camomila com maçã

Ingredientes

200 ml de chá de camomila;

½ limão;

1 maçã inteira

Preparo

Colocar os ingredientes no liquidificador, coar e tomar em seguida. 

 Suco de alface com abacaxi

Ingredientes 

1 folha de alface;

2 fatias de abacaxi 

 Folhas de hortelã

100 ml de água de coco.

Preparo

Colocar tudo no liquidificador e bater. Coar e tomar em seguida.

Suco de casca de abacaxi com capim cidreira

Cascas de 1 abacaxi inteiro
 1 xícara de chá de capim cidreira
 1 litro de água

Preparo

Bater os ingredientes no liquidificador e tomar.

Curiosidades sobre o abacaxi

  • Os principais produtores de abacaxi no mundo são o Brasil, Costa Rica e Filipinas.
  • O abacaxi amadurece de baixo para cima 
  • Os produtores precisam esperar a hora certa para a colheita e para isso precisam prestar atenção na cor que deve ir do verde para o amarelo e deve aparecer na base da fruta, pois o abacaxi não amadurece depois de colhida.
  • No Brasil, o abacaxi é cultivado em todo o país e a maior parte desta produção vem da agricultura familiar, ou seja de pequenos produtores.
  • A produção nacional acontece durante todo o ano, porém a alteração nos preços ocorre dependendo de seu estado para ser consumido e também do mês.
  • No Brasil, a varieade mais cultivada é o abacaxi Pérola por ser mais doce e suculento.

Hábitos que ajudam a aliviar a ansiedade

  • Organizar todas as tarefas do dia; 
  • Praticar meditação;
  • Fazer exercícios físicos prazerosos e não por obrigação;
  • Priorizar uma boa alimentação;  
  • Ter momentos de relaxamento entre uma tarefa e outra.

Conclusão – Abacaxi para combater a Ansiedade

abacaxi fatiado para combater a ansiedade

Espero que você tenha lido tudo até aqui, pois esse artigo é fruto de muita pesquisa. Mas, se você é uma daquelas pessoas que gosta de pular direto para o final, aqui está um resumão de todo o artigo, com as minhas conclusões.

A ansiedade atinge qualquer pessoa e independe da idade, pois todos estamos sujeitos a sofrer a pressão do dia a dia e a enfrentar acontecimentos repentinos indesejados.

Para que este enfrentamento seja o mais brando possível devemos tentar conter este sentimento de inquietude e para isso devemos procurar nos alimentar com mais equilíbrio e com alguns alimentos que tenham nutrientes específicos para produção de substâncias que nos causem maior relaxamento.

A serotonina é esta substância e depende da ajuda de alguns nutrientes como as vitaminas do complexo B, magnésio, zinco e triptofano para ser produzida.

Estes nutrientes se encontram em alimentos como a banana, folhas verde-escuras, sálvia, chocolate meio amargo, cereais integrais e frutas cítricas como a laranja, limão e o abacaxi.

O abacaxi tem vários nutrientes que ajudam na síntese de serotonina como as vitaminas do complexo B, magnésio e ainda a vitamina C que é importante para reduzir a produção do cortisol, o hormônio do estresse.

Neste contexto podemos inserir o abacaxi e o chá de sua casca, principalmente, como um aliado para combater a ansiedade, pois a casca tem grande concentração de nutrientes, porém esta fruta pode também ser consumida de outras maneiras e associada a outros ingredientes que potencializem sua ação ansiolítica.

A mudança de alguns hábitos também precisam acontecer para a melhora da ansiedade.

Elimine a Ansiedade: Chá Eleve possui todos os nutrientes para fazer seu organismo combater a ansiedade de dentro para fora. Veja veja como.

Bibliografia;

LARRIEU Thomas; LAYÉ Sophie. Food for Mood: Relevance of Nutritional Omega-3 Fatty Acids for Depression and Anxiety. Frontiers in Physiology. 9. 1047, 2018

BERNARD Neil; LAWTON Clare et al. The Effects of Magnesium Supplementation on Subjective Anxiety and Stress—A Systematic Review. Nutrients. 9. 5; 429, 2017

SANTOS, M.K. et al. Composição Centesimal e de Minerais em Cascas de frutas. Ciênc. Tecnol. Aliment. out/dez 2005, vol 25, n.4, p.825-827.